Los Angeles Clippers perdeu os cinco jogos na NBA desde a estreia de James Harden

No final de outubro, a equipe da Califórnia tirou o ala-armador do Philadelphia 76ers e estrelou ainda mais seu elenco

Desde que o Los Angeles Clippers foi ao mercado tirar o ala-armador James Harden do Philadelphia 76ers, transação anunciada no dia 31 de outubro, e o jogador fez sua estreia, a equipe da Califórnia ainda não venceu nenhum jogo na NBA. Já são cinco derrotas consecutivas, desde que Harden inaugurou sua passagem pela franquia, contra o New York Knicks, em 6 de novembro.

Mesmo tendo um elenco de nomes estrelados, como os alas Kawhi Leonard e Paul George, e o armador Russel Westbrook, os Clippers perderam para os Knicks (111 a 97), Brooklyn Nets (100 a 93), Dallas Mavericks (144 a 126), Memphis Grizzlies (105 a 101) e Denver Nuggets (111 a 108).

O “Barba”, como é conhecido, foi titular em todos estes jogos, com média superior a 31 minutos em quadra. Em questão de pontos, acumula 15 por jogo, tendo sido o líder do time na sua estreia, e tendo alcançado a sua marca mais alta na última partida.

Números de James Harden nos primeiros cinco jogos pelos Clippers:

AdversárioMinutosPontosAproveitamentoRebotesAssistências
Knicks31176/936
Nets35124/985
Mavericks29143/653
Grizzlies28114/1243
Nuggets35217/1524

Fonte: NBA

Mesmo assim, os resultados não têm vindo. Na verdade, a última vitória aconteceu contra o Orlando Magic (118 a 102), no dia em que a troca foi concluída. No dia 1º, quando o ala-armador já era membro da organização, perderam para o rival Los Angeles Lakers (130 a 125). Portanto, são seis derrotas em sequência.

As partidas conta Mavericks e Nuggets já foram pelo In-Season Tournament, novidade da NBA para esta temporada. Os Clippers estão no último lugar do grupo, com duas derrotas. Já na tabela da temporada regular, estão na 12ª posição da Conferência Oeste, com três vitórias e sete derrotas.

Quando há trocas deste tipo na liga, os fãs sempre vivem grande expectativa sobre o rendimento de grandes estrelas reunidas no mesmo time. Porém, a “panela” dos Clippers é de idade avançada — todos os principais nomes têm entre 32 e 35 anos —, e o grupo pode demorar a encaixar.

A equipe do treinador Tyronn Lue ainda persegue o primeiro título na história. Seu melhor resultado foi o vice-campeonato do Oeste, para o Phoenix Suns, na temporada 2020/21.

Em busca da primeira vitória, Harden e os Clippers receberão o Houston Rockets, na madrugada do sábado (18), à 0h30 (horário de Brasília). Este jogo também valerá para o In-Season Tournament.

Relembre a troca por James Harden

Os 76ers aceitaram mandar Harden para o time de Los Angeles em troca de quatro jogadores e diversas escolhas de draft. A equipe da Philadelphia recebeu Marcus Morris, Nicolas Batum, Robert Covington e KJ Martin. Na troca, os Clippers também receberam dois atletas: PJ Tucker e Filip Petrusev.

Harden não vivia seus melhores dias no 76ers. Uma semana antes de ser trocado, o astro tentou viajar junto da equipe para a estreia na temporada da NBA, contra o Milwaukee Bucks, mas foi impedido por um segurança no embarque do avião. A franquia afastou o armador depois de sua ausência na pré-temporada.

Tudo começou no final de 2022/23, quando Harden esperava receber um valor pela renovação de contrato com o 76ers, mas o montante foi recusado pela diretoria. Dias depois, o armador declarou o interesse em se transferir para os Clippers.

O clima esquentou ainda mais quando, em agosto, Harden não poupou críticas a Daryl Morey, dirigente do Philadelphia. O ala-armador gravou um vídeo no qual foi direto ao acusar o general manager de ser mentiroso e afirmar que não tinha qualquer intenção de ficar na franquia.