Clube italiano lança novo escudo e recebe críticas: ‘símbolo nazista’

Spezia vive má fase dentro de campo, tendo sido rebaixado no Calcio na última temporada

Vivendo um período de intertemporada conturbado, após rebaixamento para a segunda divisão italiana, o Spezia se envolveu em uma polêmica. Em um processo de reformulação estética, o clube decidiu adotar um novo escudo. O símbolo, porém, foi mal recebido pela torcida e por torcedores em geral, com menções sobre possível semelhança com um símbolo nazista.

Segundo a Gazzetta Dello Sport, políticos, atletas e artistas, “mas sobretudo milhares de cidadãos” (inclusive torcedores do Spezia) criticaram o emblema, apontando uma “referência a símbolos neonazistas e fascistas muito clara”. Um dos sinais apontados seria “a predominância do preto sobre o branco”.

Segundo o Corriere Dello Sport, uma campanha foi criada e está sendo divulgada nas redes sociais pedindo que o clube reveja a mudança. A medida foi uma consequência das críticas nas redes, classificando o escudo como “horrível” e afirmando que ele “ofende a história da cidade”.

A mudança de escudo se tornou comum nos últimos anos entre clubes europeus. Na Itália, por exemplo, Fiorentina, Juventus e Inter de Milão fizeram alterações (em maior ou menor grau) nos símbolos.

O Atlético de Madri, porém, vai voltar a usar, a partir da próxima temporada, o antigo escudo (preterido a partir da temporada 2015/2018) após uma consulta feita junto aos sócios do clube, com 88% deles optando pela mudança.