Bioparque Pantanal mantém gratuidade até concessão, diz governo de MS

O estado informou que a cobrança só deve começar após concessão à iniciativa privada.

A visitação no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, se mantém gratuita até a conclusão de um processo de concessão do complexo, conforme anunciado pelo governo de Mato Grosso do Sul.

Antes mesmo de assumir o governo, o atual líder do executivo estadual, Eduardo Riedel (PSDB), havia afirmado, em dezembro de 2022, que nenhum valor seria cobrado pelas visitas, nos três primeiros meses de seu mandato.

Com isso, a gratuidade teria fim nesta sexta-feira, 31 de março. Porém, conforme nova decisão, enquanto o local for administrado pelo governo, a entrada segue gratuita. Para visitar o complexo, basta agendar um horário, pelo site.

O horário de funcionamento do Bioparque é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados das 8 às 12h.

Atualmente o Bioparque conta com aproximadamente 40 mil indivíduos, sendo 355 espécies de peixes, duas espécies de répteis e uma espécie de anfíbio. Além disso, o local dispõe de 239 tanques, onde a maioria (168) são destinados exclusivamente para a pesquisa, conservação, bioeconomia e sustentabilidade.

Com 38 reproduções registradas, sendo duas delas ameaçadas de extinção, o complexo se destaca como aliado da preservação ambiental, garantindo que animais não desapareçam em razão dos impactos ambientais. Um exemplo de grande relevância é a reprodução do cascudo viola, uma espécie ameaçada de extinção, com o primeiro registro de reprodução no mundo.