Brasil atropela o México e avança à semifinal da Copa América feminina

A seleção brasileira entrou em quadra na noite de sexta para sábado e atropelou o México por 83 a 61, pelas quartas de final da Copa América feminina de basquete. Jogando em León, no México, o Brasil acabou com a festa da torcida rival e confirmou o favoritismo para conquistar uma vaga na semifinal do torneio. A seleção canarinho disputa a semi contra Porto Rico neste sábado, às 20h40 (de Brasília).

A experiência da equipe de José Neto falou mais alto contra a juventude mexicana. A seleção brasileira levou um susto no início, mas controlou o jogo a partir do segundo quarto e garantiu uma vitória com folga. Ramona foi o destaque no lado brasileiro com 11 pontos, dois rebotes e duas assistências.

Na semifinal, o Brasil vai encarar Porto Rico, que derrotou a Venezuela por 89 a 86. No outro confronto da próxima fase, os Estados Unidos enfrentam o Canadá. As americanas derrotaram as colombianas por 68 a 49. Já as canadenses bateram as argentinas por 68 a 60. A final do torneio acontece na sexta, às 21h30 (de Brasília).

O Jogo

A seleção Brasileira começou com um bom poder ofensivo abriu 11 a 2 nos primeiros minutos. O México parecia perdido, mas se recuperou após os erros das adversárias. Enquanto as anfitriãs apostaram nas bolas de dois, o Brasil foi melhor nas cestas triplas. As mexicanas reagiram no final do quarto e ficaram a um ponto do Brasil. Final: Brasil 19 a 18.

No segundo quarto, a seleção de José Neto diminuiu os erros e ajustou o posicionamento no lado defensivo. A marcação por zona funcionou, e o ataque mexicano perdeu a potência. A equipe canarinho abriu 10 pontos de vantagem e fechou o quarto em 38 a 33.

Na volta do intervalo, o Brasil ditou o ritmo do jogo. As mexicanas sentiram a pressão da defesa adversária e marcaram apenas oito pontos no quarto. A seleção verde e amarela abriu 26 pontos de vantagem e fechou o período em 61 a 41. No último quarto, o Brasil manteve o ritmo intenso, ampliou a vantagem e venceu o jogo por 83 a 61.